O perigo do chocolate

0

Entenda porque o alimento é tão tóxico para cães e gatos

Por Thais Marques

 

A época mais doce do ano se aproxima, e já é possível ver as prateleiras de mercados e lojas repletos de ovos de Páscoa e chocolate de todos os tipos. Pensando nisso, preparamos um conteúdo importante para todos os tutores de pets, a fim de preservar o bem-estar dos nossos amados bichinhos. Conversamos com o médico veterinário Marcelo Morato, que deixa o alerta: chocolate é um alimento extremamente tóxico para cães e gatos.

Marcelo Morato – Médico veterinário

Entendemos que, por vezes, é difícil resistir ao olhar de “me dá um pedacinho” que eles sabem fazer com maestria, mas seja forte! O alimento, que é facilmente metabolizado pelo organismo humano, pode causar intoxicação nos pets. Segundo Marcelo, os chocolates contêm substâncias chamadas metilxantinas, como a teobromina, por exemplo, que tem alto poder estimulador do sistema nervoso central. “Em resumo, isso causa uma deficiência na metabolização do animal, levando à intoxicação”, explica.

O veterinário ainda afirma que não existe uma dose específica para a intoxicação, a gravidade da mesma poderá variar dependendo do tamanho do paciente e do tipo de chocolate ingerido. “O chocolate branco, por exemplo, tem menos chances de causar uma intoxicação, enquanto os chocolates pretos e amargos são mais perigosos. Na dúvida, nada de compartilhar o alimento”.

Sintomas de intoxicação

A dificuldade na metabolização das substâncias traz consequências ao sistema nervoso e coração do animal, podendo causar sintomas como: excitação, hipertensão, bradicardia ou taquicardia, arritmias, tremores, ofegância, incontinência urinária, convulsões e até mesmo levar o animal a óbito.

Buscando ajuda

A intoxicação se torna ainda mais grave pelo fato de não haver antídoto para resolver o problema. O tratamento é baseado em controlar os sinais clínicos, tentando diminuir a absorção e aumentar a eliminação da toxina. Por isso, ao perceber algum dos sintomas citados acima ou identificar a ingestão de chocolate por parte do seu bichinho – acidentalmente ou não -, procure um médico veterinário o mais rápido possível!

Opções seguras para uma Páscoa tranquila

O chocolate está definitivamente proibido para eles, mas isso não significa que seu amigo peludo precisa ficar de fora das comemorações. O mercado de produtos para pets oferece hoje uma grande variedade de petiscos e opções divertidas, incluindo chocolates específicos para cães e gatos e até ovos de Páscoa – esses, é claro, sem as substâncias tóxicas.

Se preferir, clique abaixo para acessar a matéria na versão web da Revista Touch:

#InfoPet

Sem comentários