Harmonia para o seu rosto

0

Entenda o que é harmonização orofacial, a variedade de procedimentos envolvidos, resultados e mais

Por Thais Marques

 

Equilíbrio e funcionalidade. Esse é o principal objetivo da harmonização orofacial, especialidade da odontologia que conquista cada vez mais adeptos. Conversamos com a cirurgiã dentista Giovana Guelfi Dutra, que explica tudo sobre os procedimentos que adequam proporções faciais e pequenos detalhes do rosto e do sorriso, podendo mudar ou até mesmo reconstruir totalmente a autoestima das pessoas. Confira:

Giovana Guelfi Dutra – Cirurgiã dentista

Combinação de procedimentos

A lista de procedimentos que englobam a harmonização orofacial é gigantesca, passando por alguns simples e menos invasivos, como a aplicação de toxina botulínica, preenchedores e bioestimuladores faciais, até cirurgias de bichectomia, gengivoplastia, lentes de contato, implantes faciais, implantes dentários e ortodontia. Segundo Giovana, a análise criteriosa e individual das necessidades de cada pessoa resulta em tratamentos personalizados. “Cada paciente, cada face, precisa de procedimentos diferentes e individuais”.

A maioria das técnicas pode ser realizada em consultório, sob anestesia local e de maneira rápida. Alguns materiais são injetáveis, como a famosa toxina botulínica, por exemplo, que com algumas picadinhas nos locais adequados pode trazer resultados incríveis. Outros materiais utilizados com frequência são os fios de sustentação e bioestimulação, que promovem o efeito lifting e melhora da aparência da pele. A cirurgiã dentista ainda explica que quando falamos de cirurgias como a bichectomia, gengivoplastia, implantes rígidos, lip lifting, entre outras, a intervenção acaba sendo um pouco mais invasiva, mas seguindo todos os cuidados e recomendações, a recuperação deverá ser tranquila.

Quem pode fazer

Como citado anteriormente, a harmonização envolve diversos procedimentos, e cada um deles tem indicações e contraindicações, por isso a importância da avaliação criteriosa de cada caso e da escolha do profissional adequado para realizar as intervenções.

Cuidados e riscos

Cada procedimento requer cuidados diferentes, desde apenas repouso, aplicação de gelo local até prescrição de medicação pós-operatória. Seguir as orientações do profissional após a realização do procedimento é fundamental para alcançar os resultados almejados.

Já sobre os riscos, a cirurgiã dentista explica que os mesmos são inerentes a qualquer procedimento realizado. “Conhecimento de técnica e de manejo de intercorrências são pontos chave para a escolha do profissional ideal para a realização das técnicas”, adiciona.

Resultados e durabilidade

Alguns procedimentos são definitivos, como o caso das cirurgias. Atualmente, os tratamentos mais procurados e realizados são as aplicações de botox e preenchedores, e estes têm uma vida útil dos resultados, precisando ser refeitos após um período. “A toxina botulínica mantém seus efeitos de diminuição da contração muscular por cerca de 4 a 6 meses, já os preenchedores faciais podem ter duração de 6 a 12 meses, dependendo do local de aplicação e das propriedades do produto utilizado”, comenta Giovana.

Quanto custa?

Os valores são tão individuais quanto o planejamento dos casos. “Cada procedimento pode ter um valor diferente para cada avaliação, e quando isso acontece, temos a certeza de que estamos tratando o paciente de forma individualizada e personalizada, como ele merece”, conclui.

Se preferir, clique abaixo para acessar a matéria na versão web da Revista Touch:

#Moda&Beleza

Sem comentários

Intolerância à lactose

Evitar o consumo excessivo do leite e seus derivados é o segredo para prevenir desconfortos abdominais e distúrbios intestinais