Cross Kids

0

O treinamento funcional adaptado para crianças que envolve muita diversão e interação social

Por Thais Marques Fotos: Revista Touch

 

A energia e disposição das crianças é, certamente, uma qualidade invejável para nós, adultos. Os pequenos nunca param, a não ser quando sentam em frente ao computador, televisão ou ficam vidrados nos tecnológicos e interativos jogos de celular e videogames. É aí que mora a preocupação de muitos pais – e com razão. Segundo o fisioterapeuta, profissional de educação física e coach de CrossFit Pedro Vinicius Gurgacz, o nível de sedentarismo em crianças e adolescentes se torna cada vez mais alto devido a diversos fatores sociais e tecnológicos. Ele diz que, em sua profissão, se depara diariamente com casos de crianças com problemas de saúde relacionados à obesidade, sedentarismo e má nutrição, e garante que a prática de exercícios físicos bem orientados é uma das melhores ferramentas para o combate e prevenção dessas condições crônicas.

Pedro Vinicius Gurgacz – Fisioterapeuta, Profissional de Educação Física e CrossFit Level 1 Trainer

São muitas as opções de exercícios disponíveis para as crianças, desde jogar bola, fazer natação, praticar artes marciais até aulas de dança. E que tal um CrossFit para crianças? Sim, isso existe! O Cross Kids é um método de treinamento funcional que utiliza princípios da metodologia CrossFit para estimular o desenvolvimento das capacidades físicas de crianças e pré-adolescentes, combinando elementos de ginástica, base de levantamentos de peso e condicionamento metabólico de formas diversas e totalmente adaptadas para a realidade de cada aluno.

Mas CrossFit não é sobre virar pneus e levantar pesos absurdos? Segundo Pedro, a resposta é não. Ele explica que existem vários estudos sobre a utilização de treinos resistidos com crianças e que esses exercícios, se forem utilizados de forma adequada, são excelentes para o desenvolvimento – e parte do treinamento envolve sim o uso de resistência apropriada para os alunos. “Além disso, utilizamos exercícios funcionais que melhoram a capacidade motora e o desenvolvimento físico das crianças de forma lúdica e adaptada para que a criança se exercite e se divirta ao mesmo tempo”, argumenta.

Além da diversão, o Cross Kids  também garante muitos benefícios para a saúde dos pequenos , desde o desenvolvimento motor até o estímulo social e intelectual que a prática de uma atividade constantemente variada e em grupo proporciona. “Como coach e fisioterapeuta eu me deparo com muitos adultos jovens que fizeram parte de uma geração sedentária, que não tiveram um desenvolvimento de consciência corporal e possuem muitas restrições motoras. Um treinamento funcional pode fornecer às crianças um desenvolvimento natural e adequado para que elas tenham uma excelente qualidade de vida no futuro”.

Nas aulas, as crianças realizam atividades que não se repetem e que buscam trazer um aspecto lúdico, por vezes envolvendo jogos e muita interação. “A diversão é garantida, e elas acabam aprendendo a trabalhar em grupo e desenvolvem ferramentas sociais muito importantes durante os treinos”, complementa Pedro. E se a sua preocupação for a segurança desses exercícios, não se preocupe. O profissional de educação física explica que a modalidade não passa de um treino funcional que pode ser adaptado infinitamente a qualquer realidade, inclusive para crianças. “Artigos científicos mostram que, quando executada com orientação adequada, os riscos de lesões no Cross Kids  são menores do que em esportes coletivos com bola e até mesmo corrida de rua. Desde que a escolha por um bom profissional seja feita, os pais podem ficar totalmente seguros”, afirma o coach.

Se preferir, clique abaixo para acessar a matéria na versão web da Revista Touch:

#Esportes

Sem comentários