Arquitetura de experiências

0

Conheça o trabalho e fotografias do arquiteto e empreendedor cascavelense Maycon Meyer

Por Thais Marques

 

O amor pela arquitetura começou aos 13 anos, quando Maycon Meyer, arquiteto e especialista em marketing para arquitetura, se deparou com uma construtora e, por curiosidade, pegou uma propaganda impressa que falava sobre o lançamento de um novo edifício na cidade. Ele conta que levou o papel para casa e logo se encantou com as plantas humanizadas, gostando imediatamente daquilo que viu. “Eu comecei a tentar reproduzir aquilo, e na sequência tive a ideia de criar a minha própria planta. Foi assim que comecei os primeiros desenhos de um ‘arquiteto’, sem nem mesmo saber qual profissão me daria tal técnica e conhecimento”, comenta.

Maycon Meyer – Arquiteto e especialista em marketing para arquitetura

Mais tarde, ao auxiliar a prima na criação de websites, Maycon percebeu o despertar da paixão por design gráfico e o universo do marketing. “Nessa época eu estava no início da faculdade de arquitetura. Minha prima cursava publicidade, e eu a ajudava a criar os roteiros de vídeos, a fotografar e desenvolver a parte visual de um material publicitário. Sempre me senti atraído em criar o que ainda não foi feito”. Na graduação, ele se destacava na apresentação de seus trabalhos pela sensibilidade estética, e passou 6 anos em um escritório de arquitetura fazendo estágio. “Foi ali mesmo que comecei a projetar edifícios em Cascavel, a fazer muitos amigos na área e ficar conhecido entre meus colegas. No escritório, quando precisavam desenvolver algum material gráfico era imediatamente passado para mim. As duas paixões andavam juntas”, explica.

O insight aconteceu no último ano de trabalho no escritório, quando Maycon decidiu que queria criar um estúdio de marketing estratégico para essa área – o primeiro e ainda o único da cidade focado em arquitetura. Então, nasceu a Arquitetura Interativa e um novo empreendedor. Em 2019 a empresa completa 3 anos de vida e já está presente em mais de 15 estados no Brasil, com o desenvolvimento de marcas e estratégias de posicionamento.

No final de 2017 surge também o braço direito da Arquitetura Interativa, a ArqFotografia, que vem de encontro com a necessidade de desenvolver materiais fotográficos para usar no marketing de escritórios de arquitetura e de empresas do segmento. “Tive grande retorno por parte dos meus amigos e clientes, porque carregava comigo o olhar de arquiteto. Não é sobre fotografia, é sobre mudar a forma como vemos a arquitetura. Eu valorizo os detalhes da mesma, e com o olhar de arquiteto capturo isso através das lentes”, afirma Maycon.

E o empreendedor não parou por aí. No final de 2018, se jogou em seu terceiro projeto dentro da Arquitetura Interativa, a Design Experience. “Eu trabalho constantemente com o desejo de ampliar os conhecimentos e propor novas ideias para a cidade e para a área de arquitetura. Já estamos vivendo a era da experiência, então eu comecei a estudar sobre marketing de experiência”. O foco é desenvolver projetos multissensoriais para a arquitetura comercial. Hoje a Arquitetura Interativa atua nas três áreas, projeto, marketing e fotografia, dando suporte para empresas se destacarem no mercado, se conectando com o cliente através da arquitetura sensorial. “O propósito é tirar as pessoas da razão e, através da interação, acessar a emoção. É essa a estratégia de grandes marcas atualmente no mundo todo”.

Design Fair Cascavel 2019 – Direção criativa

Ainda no final do ano de 2018 surge o desejo de alguns empresários em criar uma feira diferente para Cascavel nos setores de arquitetura, design e construção. Maycon recebeu o convite de fazer parte do novo projeto, que até então tinha um formato simples. “Entrei para a direção criativa da Design Fair e disse que só faria parte se fosse um projeto diferente. Apresentei a eles um novo modelo de feira e, assim, definimos a Design Fair – onde cada passo significa viver uma experiência. Quer saber mais sobre a feira? É só conferir a matéria completa na editoria #DecorAção!

Se preferir, clique abaixo para acessar a matéria na versão web da Revista Touch:

Sem comentários

Autchim!

O inverno bate à porta! Saiba como proteger seu melhor amigo do vírus da gripe canina