Respirando Letras

0

Para os amantes de literatura – ou para aqueles que ainda não despertaram a paixão pela leitura -, o canal Respirando Letras, criado pela estudante de escrita criativa Julia Ferreira Bordin, reúne muitas recomendações, dicas, resenhas e conteúdos incríveis sobre o mundo dos livros. Com pouco mais de 9 meses de vida, o canal já conta com mais de 40 vídeos que variam entre indicações, tags sobre literatura, resenhas e adaptações  literárias para cinema e televisão.

O principal motivo do canal é poder incentivar a leitura a qualquer pessoa, não importando a idade. Julia acredita que quem diz não gostar de ler apenas não encontrou o livro certo ainda, e o Respirando Letras começou a partir dessa ideia. “Eu sempre gostei de dar indicações aos meus amigos e familiares que vinham me perguntar sobre algum livro ou autor. Achei que seria legal poder compartilhar isso com mais pessoas fora do meu círculo social”, explica.

Julia Ferreira Bordin – Estudante de escrita criativa e dona do canal Respirando Letras

 A estudante de escrita criativa conta que começou a se interessar pela literatura no início da adolescência. “Meu autor preferido é, com certeza, Stephen King. Li Desespero com 14 anos de idade. Ele consegue criar as histórias mais sombrias, mas sempre deixa claro que o pior vilão é, na maioria das vezes, o ser humano”, diz. Já o livro favorito da youtuber é Extraordinário, da R. J. Palacio. “Esse livro trata de bullying, empatia e amizade de uma maneira leve sobre um assunto muito sério. É maravilhoso e todos deveriam ler!”.

Quando perguntada sobre inspirações para o canal, Julia diz que sempre gostou da maneira como a vlogger Pam Gonçalves levava a literatura para o YouTube. “Acho que o booktube, como é chamado, é um nicho pequeno dentro da vastidão de conteúdos do Youtube, mas nem por isso falta menção à literatura na plataforma. Existem muitos youtubers criando conteúdo excelente e cada vez mais canais surgem sobre o assunto”.

Julia explica que o número de visualizações e interações do público no canal é gradual e depende muito do vídeo, mas que é extremamente gratificante responder um novo comentário ou ver as visualizações crescendo junto com o número de inscritos. “Como o Respirando Letras é uma forma de expandir o conhecimento e espalhar indicações de livros legais, acho maravilhoso ver as pessoas realmente interessadas em ler e conhecer mais já que, infelizmente, o índice de leitura no Brasil é ainda bem baixo”, comenta.

O canal surgiu com poucas pretensões, mas a youtuber diz que, à medida que o interesse do público cresce, ela tem ideias de novos quadros e tipos de vídeos que deseja fazer. “Vou tentar adaptar isso à minha realidade e à recepção do público com o conteúdo que eu já crio e o que eles querem ver por lá”, conclui.

Confira um dos vídeos do canal:

Sem comentários

O furacão IZA

A cantora em ascensão conversa com a Touch sobre seu sucesso meteórico e o que vem por aí