Reiki: energia que equilibra

0

Reiki é uma técnica japonesa que envolve a imposição de mãos e manipulação de energia em benefício de quem recebe a aplicação. O Sistema Usui de Terapia Natural (Usui Reiki Ryoho) – assim chamado em forma de homenagem ao seu fundador, o monge budista Mikao Usui -, é um método de harmonização natural de energias que promete manter e até mesmo recuperar a saúde. “Rei” significa energia universal, força cósmica e “ki” vem da energia vital de cada indivíduo. Sendo assim, Reiki é a junção da força e energia do universo com a pessoal de cada ser humano.

A reikiana Talyta Morais de Souza conta que, no início de 2015, começou sua busca por evolução espiritual e autoconhecimento. “Na época eu não estava me sentindo tão bem comigo mesma, então comecei a meditar e pesquisar muitos assuntos aleatórios nesse meio, e assim conheci o Reiki, como um presente”, conta. Ela foi iniciada no nível 1, 2 e 3A, e explica que quando concluir o nível 3B de mestre poderá iniciar outras pessoas. “O nível 1 é o mais indicado para o praticante tratar de si e dos familiares; o nível 2 já pode mandar Reiki a distância para pessoas de qualquer lugar do mundo pois energia não reconhece tempo/espaço”, afirma. Para Talyta, o Reiki é um caminho de luz. “Auxiliar na evolução das pessoas é realmente muito gratificante. Agradeço todos os dias por estar nessa área”.

O que é o Reiki?

Segundo Talyta, o Reiki é uma terapia de cura através da energia suprema realizada através de um toque suave ou a uma curta distância do corpo do paciente. “A energia é transmitida para as zonas mais necessitadas da pessoa, destruindo bloqueios energéticos que impedem a livre circulação do corpo”. Ela ainda explica que a técnica é uma terapia complementar à medicina tradicional e não conflita com nenhuma crença ou religião. “É uma ferramenta natural de harmonização e reposição energética que equilibra todo o organismo”, diz.

Como funcionam as sessões

A reikiana comenta que uma sessão dura entre 25 minutos e 1 hora e meia, e pode ser feita em qualquer lugar, tanto ao ar livre quanto em local fechado. “O mais recomendado é um local sem muitos ruídos, no qual a pessoa consiga relaxar ao som ambiente”, comenta. Durante a terapia, o paciente fica sentado ou deitado, apenas relaxando com os olhos fechados enquanto o reikiano impõe as mãos em várias áreas acima do corpo transmitindo a energia que deverá atuar nos níveis físico, emocional e espiritual. Ela ainda comenta que poderá haver diversas sensações ao longo da sessão, como por exemplo alguma parte do corpo formigar, esquentar ou até sentir uma leve pressão, mas tudo isso é normal. Ao final, o paciente deverá levantar se sentindo mais leve e relaxado. Dentro de alguns dias após a primeira sessão, é possível que o paciente tenha reação de cura, que consiste em um processo de limpeza energética e desintoxicação, gerando um pouco de ansiedade, confusão, dores musculares, náuseas, diarreia, etc. “Tudo isso faz parte do processo de cura”, argumenta.

Benefícios

Ela explica que o Reiki trabalha com 5 princípios, sendo eles: só por hoje, confio; só por hoje, sou calmo; só por hoje, sou grato; só por hoje, trabalho honestamente em mim; só por hoje, sou gentil com todos os seres vivos. Os benefícios da terapia vão desde o realinhamento dos centros de energia (chamados de chacras) até aumento da criatividade e concentração, maior clareza mental, redução de estresse e ansiedade, aumento da autoestima e pensamentos positivos, remoção de toxinas, aceleração dos processos biológicos de cura, fortalecimento do sistema imunológico e outros. Para as mulheres, o Reiki também proporciona maior controle dos sintomas pré-menstruais.

 

#Vida&Saúde

Sem comentários

Férias caninas

Vai viajar e não sabe o que fazer com seu melhor amigo? Existem creches e hotéis específicos para cães!