Acerte na iluminação e valorize seu ambiente

0
Foto: Site Casacor
Foto: Site Casacor

Ao contratar um arquiteto, seja para trabalhar com uma construção nova ou reforma, você pensa primeiro em beleza, conforto ou economia? Um fator bastante relevante – e que muitas vezes acaba não sendo tratado com a devida importância – é a iluminação. Um projeto bem adequado neste quesito é capaz de agregar não apenas beleza ao ambiente, mas também conforto e até mesmo relaxamento.

Rennan Heberle Grelak – Arquiteto

O arquiteto Rennan Heberle Grelak explica que o primeiro passo é analisar o ambiente, suas cores e dimensões. Se os moradores da casa costumam passar mais tempo na sala, por exemplo, é indicado o uso das lâmpadas fluorescentes que, sem gerar calor excessivo ao ambiente, possuem alto potencial de iluminação.

Gosta mais daquela luz suave, que fica quase escondida e deixa o ambiente com clima mais intimista? Então pode apostar nas luzes indiretas! Por incidir em alguma superfície antes de ser refletida, esse tipo de luz – que costuma ser posicionada em gesso ou até mesmo em detalhes no chão – pode gerar um efeito bem agradável no ambiente. Outras opções de luzes indiretas são as fitas de LED, spots embutidos e abajures direcionados, que podem evidenciar elementos específicos do cômodo ao mesmo tempo que modernizam o ambiente.

Uma das lâmpadas que deve ser escolhida com o maior cuidado possível é a da luminária para leitura. Passe longe das fluorescentes, que iluminam demais e acabam tornando seu momento de relaxamento cansativo. Rennan indica as lâmpadas amarelas, que proporcionam descanso aos olhos após a leitura, ou a de LED branco azulada, que ganhou espaço no mercado nos últimos anos por proporcionar, além de conforto, economia.

O arquiteto afirma que a iluminação excessiva não é uma boa opção para locais de descanso, recomendando que também sejam evitados aparelhos eletrônicos que possam deixar o frequentador do ambiente “aceso”, impedindo que seu corpo e mente relaxem. Bateu aquele sono? Não esqueça de deixar o celular de lado ao deitar!

#DecorAção

Sem comentários